“Procura-se: Ralfy, o coelho ladrão de livros”
Ao longo de dois meses, a biblioteca municipal procurou um coelho acusado de roubar livros.
“Procura-se: Ralfy, o coelho ladrão de livros”, de Emily MacKenzie, foi a obra escolhida para abordar o gosto pelos livros e pela leitura, em outubro, Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (0,MIBE) e que se prolongou até novembro.
“A personagem principal é Ralfy, um coelho diferente. Enquanto os outros coelhos sonham com alfaces fofas e cenouras crocantes, o Ralfy só pensa em livros… Ele é procurado por suspeita das seguintes infrações: fugir sorrateiramente com álbuns ilustrados; furtar livros de receitas; deitar a mão a dicionários; surripiar romances; e desviar poesia.
Alguém o viu nas imediações da biblioteca municipal e com receio que os nossos livros desaparecessem, pegámos numa mala de detetive e fomos investigar.”
Num cenário recriado a partir da história, as crianças puderam sentir de perto toda a ação, conhecer o Ralfy e o Artur e perceber que todos os sarilhos em que a nossa personagem principal se envolveu resultaram do seu gosto pela leitura e pelos livros.
No final da apresentação da história, cada uma das crianças participantes construiu um marcador de livro, em origami, com a forma de um coelho.
Toda a dinâmica da atividade surpreendeu os mais novos, que se deixaram encantar pela história, pelos cenários e ficaram desejosos de embarcar em novas leituras acompanhados pelo “Ralfy marcador de livros”.